sexta-feira, 29 de julho de 2011

Apocalypse Now (1979)

Director: Francis Ford Coppola

Em Apocalypse Now, Coppola filme de forma magistral a guerra e os efeitos dela no homem. Tudo o que ela traga à condição humana, mas neste filme é mais evidenciado a loucura e o lapso mental e psicológico daqueles homens. Transformados em tanques de guerra onde a linha entre o racional e o irracional é muito ténue. O aspecto visual é violento e frio (não tanto como Platoon), e apresenta um rigor estético que nos presenteia com planos memoráveis. A cena dos helicópteros a sobrevoar a povoação e sob o som de Wagner está perfeita. Uma imagem mais visionária de Coppola.
Há solidão, (principalmente em Willard (Martin Sheen)), visível no momento no barco em que eles recebem todos uma carta. O desenvolvimento de Willard acaba por ser interessante, vemos um homem que não "existe" fora daquele cenário e que a viagem até ao coronel Kurtz (Marlon Brando) acaba por ser uma espécie de redenção, como que a única coisa que a guerra ainda lhe possa oferecer. A meu ver foi uma homenagem do realizador a Marlon Brando, visto que o mesmo se acaba por ser o clímax de todo o desenvolvimento narrativo.
Muita mais coisa, felizmente, se podia dizer de Apocalypse Now.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Rope (1948)

Director: Alfred Hitchcock

Rope é uma espécie de filme teatral do Mestre do suspense, Hitchcock. Todavia este filme não tem no suspense a sua base mais forte, mas antes um classicismo psicológico e de certa forma, filosófico. Nietzsche é uma premissa deste argumento, a questão do ser superior em relação ao ser inferior. Hitchcock guia um acontecimento macabro reduzido a apenas 4 paredes mas nem por isso o filme chega a ser aborrecido ou perde a tensão perturbadora, muito por culpa de um argumento coeso e consistente durante os 80 minutos.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

C'era una volta il West (1968)


Director: Sergio Leone

Obra-prima!