sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

No Country For Old Men


Para mim uma boa surpresa dos irmãos Cohen. Fugindo um pouco ao estilo que eles nos habituaram, aquele humor negro e inteligente, este “No Country For Old Men” mostra uma outra faceta dos irmãos e revela também o seu engenho para o drama/crime.
O filme transpõe no plano a ganância e incoerência humana quando esta se encontra perante “uma boa mala de dinheiro”. A verdade é que muitos se calhar não saberiam mesmo reagir se encontrassem a dita mala meramente esquecida após uma actividade ilícita. Pois bem, neste precioso caso, os irmãos Cohen souberam agarrar e apresentar como funciona a sociedade paradoxal, onde um homem que é apreciado como uma pessoa boa e que ao mesmo tempo age erradamente (Josh Broslin) e um outro homem que é um verdadeiro psicopata, onde age com a sua perícia maléfica e sem qualquer sentimento pela condição humana, mas que no fundo procura reaver aquilo que “ilegalmente” é seu.

Num Texas conservador, o filme encaixa como uma crítica perfeita ao Estado, mas principalmente ao País. Se há quem pense que os americanos são os maiores do mundo, talvez não estejam atentos à realidade. É inundado de uma mentalidade conservadora e antiquada, mas também de uma ignorância assustadora.

Na minha opinião a mensagem que o filme deixa não é mais do que um aviso para os novos tempos e as novas mentalidades, essas que estão a surgir cada vez mais iludidas e ostentadas pelo poder e pelo dinheiro. Nesta envolvente talvez os “velhos” já não estejam no sítio certo e preparados para um novo mundo, um novo país.

8 comentários:

  1. Foram poucos os que entenderam a essência do filme, parabéns pela resenha e pelo blog...

    ResponderEliminar
  2. Eu não gostei assim muito do filme, reconheço a sua qualidade e essência ou até simbolismo, mas Cohen habituaram-nas ao seu humor negro espectacularmente concebido e acho que este filme não foi tão bem conseguido.

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. O Cara da Locadora

    pois, também dei conta disso,mas percebo porque os cohen mudaram o seu estilo e talvez os seus fans ficaram desiludidos.
    Muito Obrigado.

    Nekas

    pois percebo o teu ponto de vista mas nao concordo.acho que o filme está muito bom. Mas claro está, são gostos ;).

    Abraço aos dois

    ResponderEliminar
  4. O que o cara do locadora não sabe é que aqui o Duarte só percebeu a essência do filme depois de ler a minha crítica :p

    ResponderEliminar
  5. Fifeco
    ahah dp falamos ;)

    ResponderEliminar
  6. Boa crítica. Achei um bom filme sem dúvida, bastante diferente de que os Cohen nos habituaram.

    Abraço

    ohomemdaspipocas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. ALexSupertramp

    obrigado. sim, diferente sem duvida
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Eu cá acho que a tua “crítica” é bem melhor que o filme;)
    Os Cohen tem filmes bem mais interessantes que este (sem querer tirar mérito ao filme). Concordo que seja diferente de tudo o que fizeram mas continuo a preferir filmes como The Big Lebowski ou Burn After Reading.

    Abraço

    ResponderEliminar