segunda-feira, 13 de setembro de 2010

12 Angry Men (1957)



Quanto vale a opinião de um homem? Até que ponto é que conseguimos influenciar alguém? Até que ponto um 1 homem consegue influenciar e mudar drasticamente a opinião de 11 homens?

12 Angry Men é uma perspicaz crítica ao homem. Um homem vale pelas suas palavras. Henry Fonda soube utilizá-las de forma subtil e persuasiva. O mesmo foi aquele que soube ir contra a corrente dos factos e ceder uma oportunidade a um debate sobre um crime que ocorrera. Porque todos nós merecemos ter a oportunidade de duvidar e de não apontar logo o dedo. Avaliar é fácil, mas esquecemo-nos de que há uma pessoa que está a ser avaliada e depende de uma sentença.

E 12 Angry Men é isso mesmo. Uma sentença. Um preconceito, teimosia e estupidez. É um debate psicológico absolutamente magistral e detentor de um poderoso argumento. O que o filme quer mostrar é que não nos devemos centrar nos factos, ou sermos levados por uma mistura de sentimentos que podem pôr em causa toda a senteça. Devemos sim, ter a destreza de ver um outro lado da questão e não sermos tão obtusos.

Uma palavra para as magníficas interpretações que estão vivenciadas no filme. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário