terça-feira, 14 de setembro de 2010

The Shawshank Redemption (1994)


Recentemente revi The Shawshank Redemption. E continuei com a sensação de que mais perfeito seria impossível. Para mim é o melhor filme de todos os tempos. Um clássico. Um retrato. Uma verdadeira obra prima. Red (Morgan Freeman, numa interpretação fenomenal) disse. "Toda a gente tem o seu limite de resistência". Nem mais. Todos nós, em algum momento da nossa vida, fragilizamos e baixamos os braços. Andy Drufresne (Tim Robbins, brilhante) conseguiu aguentar durante 20 torturosos anos o peso de ser um condenado inocente. Sim todos os condenados alegam-se inocentes. Mas Andy era-o mesmo. Sob a face de um homem inteligente, distante, calmo, Andy a poucos conquistou o grupo. O momento em que ele enfrenta o temível guarda presional, para o ajudar num caso de burucracia (uma das suas habilidades, uma vez que exercia a actividade de banqueiro), e depois chantagio-o pedindo que ofereça 3 cervejas a cada recluso que estava com ele, em troca do favor, é um dos grandes picos do filme. Andy não se conformou enquanto não conseguiu sair da prisão, e como tal, elaborou um esquema magistral e minucioso para o fazer e incriminar todas as ilegacidades cometidas pelo director da empresa.

Por um lado esta obra também mostra um lado mais institucional. Os chamados "institucionalizados" como ironicamente denominou Red aos resistentes da prisão de Shawshank serve para mostrar o poder que a prisão tem em absorver os homens que ali estão. Para muitos as suas vidas estiveram limitadas aquelas paredes, em virtude de terem ido para lá novos e terem apanhado perpétua. A vida para esses não existe fora da prisão e os costumes e amizades foram criadas ali. Red, esse sim, conformou-se e resignou-se à vida que a prisão lhe dera. E como ele, tantos outros.

Shawshank é isso mesmo. É um filme sobre a resistência humana ao estado físico e mental. É igualmente o retrato das prisões das décadas de 40, 50. É um belo reflexo sobre a amizade. É um filme sobre Andy. Simplesmente Brilhante.

2 comentários:

  1. É certamente um dos melhores. Sempre que o vejo também se me desvanecem as dúvidas quanto à sua perfeição.

    5 estrelas.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  2. Estamos de acordo também. É perfeito de facto

    Cumprimentos

    ResponderEliminar