terça-feira, 28 de setembro de 2010

The Woodsman (2004)


Bom reflexo sobre um tema ainda tabu e inflexível na nossa sociedade. Será que podemos desculpar um pedófilo? Conseguiremos nós aceitar o sentimento de culpa de alguém que cometeu um crime bárbaro e revoltante? Como irá aceitar a sociedade a reinserção de alguém com um passado destes?

Tudo questões que são abordadas no filme de forma nua e fria. O que o filme tenta mostrar é que a pedofilia tem um outro lado. Não apenas o lado do crime e da maldade, mas que pode também ser considerada uma doença. É preciso é que os abusadores reconheçam o mal que fizeram e tentem ajudarem-se a melhorarem. De resto o filme aborda muitas questões relacionadas e interessantes de serem analisadas. O facto de a sociedade ainda não estar preparada para este tipo de criminosos. O facto de o trabalho ser um escape e ao mesmo tempo um poço de preconceitos. O facto de ser possível manter uma relação sem ter que ocultar o passado tenebroso. E ainda o preconceito e descriminação.

Após e ao longo do filme vamos ficando com um sentimento de compaixão para com Walter (Kevin Bacon) e desejamos que tudo corra bem com a sua vida. Talvez a partir daqui as pessoas percebam que os pedófilos precisam é de acompanhamento psiquiátrico e não de julgamentos. Mas quando falo nisto, naturalmente refiro-me aos que confessam o crime e de que precisam de ajuda. É um tema ainda muito difícil de pisar, mas aqui ficou um ponto de partida. Como tal, e naturalmente, o filme passou ao lado.

Kevin Bacon esteve extraordinário.

Sem comentários:

Enviar um comentário