sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Um pouco de Grunge

Nirvana - Where Did You Sleep Last Night



Alice In Chains - Would

">

Pear Jam - Black

">

9 comentários:

  1. É assim:

    Muitas vezes um mesmo movimento tem varias faces. Algumas bastante boas, outras penas agradáveis e uma pequena parte odiáveis.

    No exemplo que aqui trazes, o grunge, acontece exactamente isto que digo. Neste exemplo particular, destacas três bandas que assumiram destaque e importância distinta. Os Nirvana são os Nirvana, tanto mais que o seu nome se confunde com o próprio movimento, tal a importância destes. Deles pouco há a dizer (em particular não gosto muito da musica que colocas em escuta), mas frisar a genialidade e misticismo que os envolveu e marcou o caminho do depois. Os Alice são um caso estranho - influenciaram o grunge como poucas bandas e, no entanto, são uma banda secundaria. No meu particular não me consigo rever neles. Por isso pouco mais vou acrescentar.

    Em último, mas nunca no fim, a voz do grunge - Eddie Vedder. Sou um confesso fã dos Pearl e, desculpa, acredito serem a banda deste movimento. Mas isto sou eu - este Black é o exemplo acabado do que digo!

    E no fim, a musica é uma vida...

    ResponderEliminar
  2. Eugénio

    Quando falo dos Alice referencio-os em termos de qualidade na fase do Layne Staley. Depois daí não os segui muito bem. Curiosamente das 3 bandas, os Pearl são a que menos me identifico. Mas são gostos, claro.
    O grunge foi um excelente momento que a música teve.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Então eu proponho um desafiou aos dois: enquanto tu exploras os Pearl eu, por meu lado, vou escutar os Alice. Depois voltaremos a falar. OK?

    PS - o grunge não foi um excelente momento que a música teve, foi um momento impar de inspiração que alguns conseguiram promover e outros tantos absorver!

    ResponderEliminar
  4. Ok desafio aceite!
    Qual o estilo musical que é mais referência para ti?

    ResponderEliminar
  5. Essa Pergunta é extremamente complicada de responder! Não o consigo fazer assim. A minha paleta é muito abrangente!!!!

    És capaz de definir o perfil sonoro?

    ResponderEliminar
  6. Também tenho um panorama abrangente de gostos. Rock Progressivo, música electrónica, Blues, Psicadélico. Muita coisa :). Mas há campos em que ainda tenho de explorar melhor.

    ResponderEliminar
  7. Intelectual burguês desempregado30 de setembro de 2010 às 17:48

    Em primeiro lugar gostaria de salientar que é impossível colocar em causa a qualidade estética destas três bandas que marcaram a década de 90 e em particular a música Rock (de certa forma salvaram o Rock da sua decadência). Cada uma soube conquistar o seu espaço (não faz sentido argumentar se A tem mais qualidade que B ou vice-versa).
    Em segundo lugar gostaria de fazer um reparo. Sem estar a retirar importância aos Pearl Jam, que muito aprecio, o símbolo do movimento Grunge foram, na minha opinião, os Nirvana. Smells Like Teen Spirit é a reprodução da essência da geração x. Kurt Kobain foi a cara do movimento. Quanto aos Alice in Chains, parece-me ser um pouco “perigoso” considerá-los secundários. Se é verdade que, directamente, não são considerados um símbolo do movimento, foram talvez a banda responsável pela “explosão” do Grunge em Seattle. Embora as suas influências venham do Hard Rock, Glam Rock e Heavy Metal e não do punk (elemento característico do Grunge, visível nos Pearl Jam e nos Nirvana), os Alice foram uma grande influência para as outras bandas do movimento. Muito por culpa do seu 1º álbum, Facelift, lançado em 1990 (1 ano antes do primeiro grande sucesso comercial dos Nirvana, Nevermind, e do primeiro álbum dos Pearl Jam, Ten, que catapultou a banda para o sucesso mundial).
    Eu tenho dificuldade em diferenciar as três bandas ao nível da qualidade estética. Embora me identifique mais com os Alice in Chains.
    Para finalizar deixava um desafio ao responsável do blogue. Podias fazer o mesmo debate sobre o Heavy Metal da década de 70, neste caso sobre os pais deste género musical – Black Sabbath, Deep Purple, e Led Zeppelin, Até já coloquei por ordem de preferência;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Caro Intelectual burguês desempregado (A contradição é sempre uma bela ironia!!!)

    Não quero ser mal educado, mas acho que é meu dever assinalar algo em que não concordo contigo: tu, eu e qualquer outra pessoa pode discutir e argumentar esteticamente ou tecnicamente qualquer banda, musica... faz todo o sentido afirmar que A é melhor que B, contudo isso tem de ser tratado num contexto particular, ou seja como uma opinião o que não permite criar generalizações (tu próprio o acabas por fazer, ou colares o teu gosto aos Alice).

    No entanto, neste caso, estamos a deslocar a discussão para a casa dos gostos o que, no fundo, é aquilo que nos permite crescer nos ramos artísticos.

    De resto, e no geral, não tenho qualquer discórdia no que dizes e, ao fim ao cabo, tens um total acerto histórico no teu escrito.

    Subscrevo o teu desafiou e fico a aguardar!!!

    ResponderEliminar
  9. Bom o que se alimenta aqui é uma boa discussão sem dúvida, pelo que muitas opiniões e discordâncias seriam geradas. Quanto ao desafio é um pouco difícil, visto que não é o género musical onde me sinto mais a vontade. Mas a ver!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar